A tradição carnavalesca no Rio de Janeiro

Passadas as festas de Natal e Ano Novo, o carnaval já começa a ser cobiçado pela maioria dos brasileiros.

Além do feriado prolongado a ser aproveitado, o carnaval traz muitas cores, diversão e música. Sendo assim, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, ficam o ano inteiro se preparando para a gloriosa folia. Seja pelos desfiles, seja pelos blocos de rua, é impossível negar a tradição nacional que é a celebração do samba.

O melhor lugar para aproveitar a festividade, seja no sambódramo, seja na rua, é o Rio de Janeiro. A tradição começou em 1840, com os bailes, sendo que a primeira escola de samba nasceu no Rio. A cidade maravilhosa oferece total estrutura para o evento. Cerca de um milhão de turistas são recebidos, desfrutando de desfiles, blocos e tudo mais que tem direito, dando ao Rio, o título de capital mundial do carnaval, sendo eleito pelo Guinness World Records, como o maior carnaval do mundo.

No Rio de Janeiro, o carnaval é para todos. Você não encontrará distinção de lugares ou vendas de abadás, por exemplo. A festa é gratuita e tem como intuito a participação de todos, sem segregações ou descriminações de qualquer ordem. As ruas ficam todas cheias, de habitantes locais e turistas, de todas as partes do mundo.

O carnaval carioca não trata-se apenas da Sapucaí ou dos quatro dias que são considerados feriado: neste ano (2017), no Rio, o começo oficial do carnaval acontece no dia 28 de fevereiro, entretanto, duas semanas antes do início oficial, a cidade será contemplada com o som da bateria e ocupada com mais de 400 blocos de rua.

Desses blocos, o Bola Preta ganha destaque por ser o mais antigo e tem início às 8 da manhã. Esse bloco contou com a presença da cantora Ludmilla em 2016, isso expressa a preocupação em sempre estar se reinventando.

Como já citado, os grandes desfiles acontecem na chamada Sapucaí. O Sambódramo Marquês de Sapucaí teve sua inauguração em 1984 e é chamado de Passarela do Samba. Se você já acompanhou algum desfile pela televisão, deve ter a mínima noção do quão lindas são as apresentações das escolas. Um espetáculo de cores, conceitos e histórias, expressado através dos desfiles, enchem os olhos dos espectadores, contando com lindas e produzidas rainhas de bateria, carros alegóricos e fantasias incríveis.

Pra quem quer curtir o carnaval, com muita tradição, o Rio de Janeiro é, sem dúvida, a melhor opção.

Para ficar por dentro de tudo que acontecerá no carnaval 2017, basta clicar aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *