Sexta-feira 13: como surgiu a superstição do dia do azar

A sexta-feira 13 ficou conhecida como um dia de azar e de terror. Muitas são as histórias sobre a origem desta superstição. A data possui simbolismo tão forte que tem até uma doença relacionada, a Parasquavedequatriafobia, que é a aversão às sextas-feiras 13.

Uma das teorias sobre a origem da lenda sobre a data remonta o dia 13 de outubro de 1307, quando o rei Filipe IV da França declarou ilegal a Ordem dos Templários, mandou prender seus integrantes em todo o país, torturou alguns e mandou executar outros por heresia.

Outra história sobre a origem tem raiz nórdica. Doze divindades teriam comparecido a um banquete na casa dos deuses, o Valhalla. Então, um décimo terceiro convidado apareceu, o Loki, um espírito do mal e da discórdia, causou uma confusão que resultou na morte do deus Balder. Desde então, acredita-se que convidar 13 pessoas para sua casa ou festa dá azar.

Das raízes católicas vem outra possibilidade, a que conta que Jesus teria sido crucificado em uma sexta-feira 13, pois a Páscoa judaica é celebrada no calendário hebraico no dia 14 do mês de Nissan. Além disso, a Última Ceia teve 13 pessoas à mesa e Jesus e Judas morreram de mortes trágicas pouco tempo depois.

Da Escandinávia vem a história da deusa Frigga. Representante do amor e beleza, transformou-se em bruxa quando as tribos alemãs e nórdicas começaram a se converter ao Cristianismo. Em seu plano de vingança, reunia outras 12 bruxas, todas as sextas-feiras.

Muitos autores tiraram proveito do mistério que ronda a data, Geoffrey Chaucer, escritor e filósofo, no século XIV, no seu livro “Os Contos de Cantuária” já tratava a sexta-feira 13 como uma data de má sorte. Thomas William Lawson, homem de negócios, lançou, em 1907, o livro “Sexta-feira 13”, que conta a história de um corretor da bolsa que faz uso da superstição para gerar pânico em Wall Street neste dia.

Algumas tragédias se tornaram ainda mais emblemáticas por terem acontecido em uma sexta-feira 13. Em 13 de abril de 1970, a nave da missão Apollo 13 explodiu. Já em 13 de outubro de 1972 aconteceu o trágico acidente aéreo na Cordilheira dos Andes que vitimou o time uruguaio de Rugby. O naufrágio do transatlântico Costa Concórdia aconteceu em 13 de janeiro de 2012. Em uma sexta-feira 13 de 1939, ocorreu o pior incêndio em uma floresta da história da Austrália. No Brasil, o Ato Institucional nº 5, conhecido como o momento mais difícil da ditadura militar nacional, que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura, foi baixado em 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

Saiba mais: Sexta-feira 13: entenda a má fama da data

 

1 thought on “Sexta-feira 13: como surgiu a superstição do dia do azar”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *