Dinamarca inova e cria o cargo de Embaixador Digital

A Dinamarca, país Europeu com mais de cinco milhões de habitantes, de Produto Interno Bruto (PIB) superior a duzentos e quarenta e oito bilhões de dólares, acaba de criar a mais nova invenção nos cargos públicos. E a figura do “Embaixador Digital”, que representará o país no Silicon Vally, nos Estados Unidos, em que estão instaladas as principais (e mais lucrativas) empresas de alta tecnologia do Mundo, como Aplle, Google e Microsoft.

Para justificar a decisão, o Ministro das Relações Exteriores dinamarquês,Andres Samulsen, em entrevista a um jornal do país afirmou que “Apple, Google e Microsoft se tornaram um tipo de novas nações e nós precisamos lidar com isso”.

“Embaixador”sequer foi ainda nomeado

O “Embaixador” dinamarquês para as empresas de tecnologia ainda não foi escolhido pelo governo.

A atitude da administração do Primeiro Ministro Lars Løkke Rasmussen é inovadora pois trata pela primeira vez grandes corporações capitalistas com importância de Estados-Nação, gesto jamais visto em todos os tempos.

A justificativa do Ministro das Relações Exteriores do País Andres Samulsen “é que essas companhias possuem riquezas superiores a muitos países com os quais Copenhague mantem relações na sua diplomacia tradicional e por isso afetam a Dinamarca como países inteiros”.

O Ministro Samulsen garantiu na ocasião que manterá “o velho modo de pensar que usamos para cuidar nas nossas relações com outros países. Mas nós simplesmente precisamos ter laços mais próximos com algumas das companhias que nos afetam”, destacando ainda que devido à seus lucros se empresas como Aplle e Google e Microsoft fossem países já estariam no G20, o seleto grupo que reúne os vinte países mais ricos do Planeta, do qual participam Estados Unidos, França, Inglaterra Alemanha, China, Japão, Brasil, Argentina, África do Sul dentre vários outros.

Conhecido Pioneirismo

A Dinamarca é conhecida pelo pioneirismo e bem-estar de seu povo. Foi um dos primeiros países a entrar na União Européia, um primeiro de janeiro de mil novecentos e setenta e um. Tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, é o país que apresenta a menor desigualdade social do globo é possui os menores índices de corrupção que se tem notícia.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *