O milionário que decidiu doar toda sua fortuna

Decidido a doar tudo que construiu durante anos e ceder todos os direitos de sua empresa, o empresário bem sucedido e milionário John Elliott decidiu fazer isso e deixar um patrimônio de R$ 270 milhões a uma fundação no Reino Unido.

Ao se deparar com a idade avançada e tudo que já fez pelo seu país e sua comunidade, John Elliott, de 73 anos, não deixa dúvidas alguma quanto ao seu patriotismo voltado para a economia de sua região e para toda história e conquistas de seu povo.

Ao chegar próximo a fábrica que fica localizada no nordeste da Inglaterra conduzindo um Jaguar, Elliott nos conta orgulhosamente que ali foi produzido o primeiro motor de uma locomotiva, o primeiro motor a vapor que revolucionou a história da indústria e que teve a honra de ser produzido naquela região.

Ele nos conta orgulhosamente e com muito desdém, também conta que hoje em dia os japoneses detentores da Hitachi, produzem deliberadamente muito dos trens que circulam pela Europa e Reino Unido.

Elliott não mede muito as palavras ao dizer tudo que pensa e enfatizar a paixão e o patriotismo que defende a todo custo em prol de sua comunidade. Ele é responsável pela criação e administração de uma empresa multimilionária que se encontra entre grandes empresas da Inglaterra, a Ebac.

Criada em 1972, a Ebac produz linhas de desumidificadores de ar, refrigeradores e passou a ser a primeira empresa no Reino Unido a produzir máquinas de Lavar Roupas. Situada na cidade de Newton Aycliffe, é carro chefe na geração de emprego e de movimentação da economia local.

Elliott defende a permanência de sua fábrica no Reino Unido e deseja que ela nunca seja incorporada a nenhuma outra marca ou de modo parcial acabar sendo vendida. Seu maior desejo é que a empresa continue onde esta sendo um patrimônio para aquela região e fonte de renda para seus habitantes.

A empresa multimilionária de Elliott, conta com a mão de obra e a participação direta de suas filhas nos negócios e decisões. A decisão do empresário de deixar toda a empresa e sua administração nas mãos da fundação Ebac e não deixar para suas filhas, foi tomada pelo fato de que esta fundação irá proteger todos os direitos e obrigatoriamente permanecer naquela região. “Como a fundação da empresa nunca será vendida, eu nunca senti que a empresa era minha para vender” diz Elliott.

Os termos implicam em manter toda a produção e renda em Newton Aycliffe e a rentabilidade da empresa deve ser equiparada com os grupos da sociedade. As filhas de Elliott concordam com a decisão e respeita o desejo do seu pai por proteger a economia de onde moram e preservar toda a história daquela região.

 

Veja também, mais informações sobre a economia da Inglaterra.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *