Conheça a moto voadora do futuro

Durante evento, a Honda e BMW apresentaram novos modelos. Durante apresentação se viu modelos que não caem, robôs pilotando motocicleta, e até uma moto voadora. A maior novidade, e a com mais probabilidade de chegar ao mercado é o modelo anti-queda. De acordo com as marcas, a moto teria tecnologia de equilíbrio avançada para ficar de pé mesmo sem o auxilio do motorista.

Já existe uma tecnologia avançada presente nos modelos atuais. Alguns modelos apresentam avançada tecnologia de tração, ABS, e em alguns casos, modelos possuem até airbags. A intenção deste evento é na verdade tentar desvendar como serão os modelos do futuro, sem nenhuma intenção de coloca-las a venda de imediato. A maioria dos modelos são apenas protótipos, apresentados para tentar entender sua possível aceitação do publico.

Um dos modelos apresentados atuam prevenindo quedas. De acordo com a assessoria da Honda, e da BMW, o modelo possui sistema de sensores que detectam quando o veiculo deve prevenir algum distúrbio em seu equilíbrio.

Em um projeto desenvolvido entre a Lego e a BMW surgiu o que seria uma “moto voadora”. A imprensa foi informada que na verdade o projeto é considerado uma obra de arte, e não possui engenharia real para voar.

Entretanto, indo na mesma direção, os russos se inspiraram na tecnologia utilizada pelos drones para realmente apresentar uma moto capaz de voar.

Para que o evento fosse mais divertido, a Yamaha, empresa japonesa, apresentou um robô que é capaz de pilotar uma moto, e que pretende desafiar o corredor Valetino Rossi para uma corrida. De acordo com a Yamaha, o projeto foi criado para tentar desenvolver uma moto autônoma. As pessoas iriam de carona, mas não pilotariam a motocicleta.

O modelo de maior sucesso durante o evento foi mesmo a Vision Next 100, da BMW. A moto com tecnologia anti-queda foi bastante elogiada, não só pela tecnologia, mas pelo designe futurista minimalista. Modelo recebeu este nome como tentativa da marca de prever o futuro do meio de transporte para os próximos 100 anos.

A BMW ainda foi mais longe, afirmando que o modelo Vision vai dispensar o uso de qualquer equipamento de segurança. De acordo com a marca, os sensores do modelo também atuariam prevenindo situações de perigo eminente.

A moto é inteligente, então acabaria tendo ações espontâneas diferentes dependendo da situação em que seu equilíbrio fosse ameaçado. O modelo acompanha um óculos que funciona como centro de informações para a navegação da moto.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *