Lego vai lançar brinquedo inspirado nas mulheres cientistas da NASA

Image result for lego

A marca americana fabricante de brinquedos vai lançar um conjunto de miniaturas das mulheres cientistas que ajudaram no programa espacial dos anos 60. Entre elas está Katherine Johnson, que ganhou fama internacional depois do lançamento do filme indicado ao Oscar, “Estrelas além do tempo”.

De acordo com a marca, serão lançados 5 miniaturas diferentes este ano. As miniaturas são homenagens a 5 mulheres que trabalharam na NASA. Essas mulheres foram no passado cientistas, engenheiras e astronautas, e fizeram parte do progresso do programa espacial da agência.

A astronauta Sally Ride é uma dessas homenageadas. Ela foi a primeira astronauta do sexo feminino da NASA, e foi ao espaço ainda nos anos 80, depois das mulheres soviéticas, que verdadeiramente foram às primeiras mulheres no espaço.

Outra dessas homenageadas pela Lego e a cientista negra Katherine Johnson. Sua historia foi contada no filme Estrelas além do tempo, em inglês, Hidden Figuras (tradução: figuras escondidas). Até então poucas pessoas tinham o conhecimento de que mulheres negras tinham participado do programa espacial da NASA, e que tinham sido uma das principais responsáveis em levar o homem até a lua.

O filme conta como Katherine e outras negras começaram a trabalhar na agência espacial, e como a ajuda delas foi essencial não só para o pleno funcionamento da NASA, mas também como eram importantes na área cientifica da NASA.

Katherine era responsável pelos cálculos realizados pelos cientistas para descobrir onde exatamente na Terra a capsula dos astronautas iria pousar. Sem esses cálculos era impossível chegar ao local a tempo de fazer o resgate do astronauta que podia ficar numa capsula no fundo do oceano por dias.

A publicação foi feita logo no final do mês de fevereiro, depois da cerimonia do Oscar. O filme tinha 3 indicações, incluindo de melhor atriz coadjuvante, e de melhor filme.

A jornalista de ciência Maia Weinstock foi quem conseguiu levar à ideia a diante. Maia realizou uma votação no site Lego Ideas, e conseguiu com que mais de 10 mil pessoas votassem a favor das 5 miniaturas.

No site sempre que uma proposta alcança certo numero de pedidos, a empresa tenta colocar em pratica visando a vontade dos fãs da marca que são muitos.

A Lego afirmou que a ideia será levada a serio e executada ainda em 2018, pois empresários enxergam grande potencial para inspirar crianças.

O design final e os valores das miniaturas serão revelados no ano que vem.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *