Primata é batizado em homenagem aos filmes da série Star Wars

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Sun Yat-sen, na China, mostrou uma nova espécie de primata, que vive numa região chinesa, chamada Yunnan. Essa nova espécie, foi batizada de gibão-hoolock Skywalker, homenageando os filmes de ficção científica Star Wars. Essa espécie não era desconhecida dos pesquisadores, mas foi só agora, que foi identificada como diferente do gibão. Este estudo, analisou as particularidades genéticas e físicas desse macaco, e foi publicado no American Journal of Primatology.

Sam Turvey, co-autor do estudo e pesquisador da Sociedade Zoológica de Londres, declarou que várias espécies de primatas, foram extintas  ou tiveram uma diminuição significativa , devido à caça, a perda de seus habitats e ao número excessivo de seres humanos. Foi identificado também que o gibão-hoolock Skywalker, sofre risco de ser extinto.

Esses primatas vivem geralmente em florestas tropicais da Ásia, em países como Índia, China, Myanmar e Bangladesh. Esses animais vivem passando de galho em galho, quase não indo para o solo.

Todos dessa espécie de primatas gibões, têm as sobrancelhas brancas e na maioria das vezes, possuem barbas brancas também. Mas os primatas que foram pesquisados pela equipe de cientistas da China, não possuíam características físicas de nenhuma das outras espécies já identificadas. Inclusive o som emitido por eles, usado para estabelecer seus territórios ou para atrair os outros, não era igual ao dos outros gibões. Essa diferença mostrou aos pesquisadores, que poderia ser uma nova espécie de primata.

Nas análises físicas e genéticas feitas pelos cientistas, de espécies já conhecidas de primatas, acabaram confirmando as suas suspeitas, de que o macaco estudado, não possuía as mesmas características dos outros gibões, mostrando que ele era uma espécie diferente das conhecidas entre os primatas.

Foi dado o nome científico de Hoolock tianxing para o pequeno macaco, e como seu nome comum, o de gibão-hoolock Skywalker, que os pesquisadores resolveram dar, em homenagem aos filmes da série Star Wars.

Esses primatas vivem em grandes altitudes, em que suas reservas são encontradas numa escalada de cerca de 2.500 metros de altitude, para que esses gibões-hoolock Skywalker possam ter o seu habitat natural. Eles vivem na parte de boa qualidade da floresta, porque a parte mais baixa dela, já foi explorada pelos seres humanos, declarou o pesquisador, Sam Turvey.

Os cientistas acreditam que devem existir, em torno de 200 macacos dessa espécie, vivendo na China e também alguns deles, vivendo no país vizinho, chamado Myanmar. Eles também declararam, que apesar dessa espécie de primata ter sido descoberta recentemente, já pode ser considerada em extinção, devido ao número reduzido de macacos, que sobreviveram às ameaças decorrentes da perda do seu habitat natural e pela caça realizada contra esses pequenos macacos. Devido a esses fatores, os pesquisadores concluíram que esses primatas deveriam ser classificados, como uma espécie em risco.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *