Jovens empreendedores promovem atitudes sustentáveis em rede de franquias – reporta Flavio Maluf

A relação entre o mundo empresarial e atitudes sustentáveis é cada vez mais comum, especialmente por causa do posicionamento dos jovens empresários – cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente e as questões éticas e sociais que o rodeiam. Por meio da reciclagem do próprio lixo ou execução de outras ações relacionadas ao tema, as mudanças de valores e conceitos dos empresários parecem estar engajadas na busca pela proteção da natureza, reporta o executivo das empresas Eucatex, Flavio Maluf.

A rede de franquias focada em publicidade de sacos de pão, PremiaPão, foi criada com a finalidade de fazer a diferença. Com início das atividades no final de 2015, o intuito de levar adiante os ideais sustentáveis sempre esteve presente na cabeça dos jovens diretores. A franquia se comprometeu com a sustentabilidade desde o início de suas atividades: o carro-chefe do negócio é um saquinho de pão, composto por material biodegradável – tornando-os 100% ecológicos. O produto é utilizado por todas as 180 unidades da franquia. De forma paralela, a cada nova produção destinada aos franqueados, uma árvore é plantada: aproximadamente 100 árvores já foram plantadas – grande parte em Joanópolis (SP), noticia Flavio Maluf.

As práticas sustentáveis também estão presentes na rotina dos colaboradores da rede por meio dos materiais utilizados no cotidiano das unidades: são cadernos de papel reciclado, lápis e canetas com sementes, pen drive à base de bambu e sacolas ecológicas em substituição às de plástico. De acordo com o diretor executivo da PremiaPão, Raphael Mattos: “Nossa empresa pode fazer muita diferença para a sociedade. O que inclui o futuro dos nossos filhos. Acredito que as coisas em relação aos negócios podem ser vistas e elaboradas de uma maneira diferente, em busca de resultados sim, mas que sejam positivos para todos. Principalmente porque somos os maiores interessados, por isso buscamos inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo”, revela.

Entre os franqueados as ações vêm funcionando: a cada produção de sacolas, as unidades também começaram a plantar árvores em suas cidades e a incorporar as atitudes sustentáveis no cotidiano, informa o empresário Flavio Maluf. Tal atitude é reflexo da essência da franqueadora, que sempre almejou conduzir valores éticos em suas atividades. Conforme revela Mattos: “Quando assumimos esse compromisso, os consumidores, franqueados e outros parceiros conseguem enxergar na PremiaPão um diferencial. Com isso, eles acompanham as nossas investidas para a melhoria do meio ambiente.”, reporta o executivo Flavio Maluf.

Tendência de futuro

A conduta da rede em relação ao meio ambiente corrobora com a orientação das tendências de negócio para os próximos anos – a aceitação dos consumidores a produtos sustentáveis cresce a cada dia, noticia Flavio Maluf. De acordo com dados da consultoria Nielsen, 66% dos clientes aceitam pagar mais caro por produtos ou serviços que não agridem o meio ambiente. Além disso, a Câmara de Comércio e Industria Brasil-Alemanha, em parceria com a Roland Berger, efetuou pesquisa revelando que o mercado sustentável deve crescer entre 5% e 7%, no Brasil, nos próximos três anos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *