Manaira Shopping, de Roberto Santiago, recebe exposição sobre trabalho infantil

A exposição “Não cale”, que propõe uma reflexão acerca da exploração de mão de obra infantil, estará em cartaz até o próximo dia 30 de junho no Manaira Shopping, do empresário Roberto Santiago, em João Pessoa. A mostra, trazida pelo Ministério Público da Paraíba (MPT-PB), objetiva promover um debate sobre a questão que atinge milhões crianças e adolescentes de todas as regiões do país.

Componente da campanha denominada “Trabalho infantil: Se você cala, ele não para”, idealizada pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas em parceria com o publicitário Flávio Jatobá, a intenção é que a exposição “Não cale” seja levada para todo Brasil. A exibição, localizada no 2º piso do empreendimento de Roberto Santiago, Manaira Shopping, conta com imagens, peças e objetos utilizados pelas crianças em diversas situações de trabalho: pedras, pedaços de carvão e sabão e, até mesmo, cana-de-açúcar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2013 e 2015, o percentual de trabalhadores infantis aumento em 4,5 pontos no país. Ao todo, eram 3,3 milhões de crianças e adolescentes, com idades que variam entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho. Nesta mesma estatística, revela-se o fato de que aproximadamente meio milhão de trabalhadores possuíam menos que 13 anos e cerca de 62% eram oriundos de tarefas em campos e plantações.

Segundo Eduardo Varandas, procurador do MPT-PB, a ação promovida no shopping pertencente a Roberto Santiago almeja conscientizar e convocar a sociedade a assumir um papel de protagonismo no resguardo dos jovens em situação de trabalho infantil, especialmente através da denúncia. Para Varandas: “Uma das metas prioritárias do Ministério Público do Trabalho é prover a proteção integral à criança e ao adolescente. Precisamos mudar essa mentalidade de que é melhor estar trabalhando do que roubando. A exploração da mão de obra infantil é grave, lesiva e pode levar ao uso de drogas e à criminalidade. Toda criança precisa ter acesso à infância”, esclarece.

Homenagem a um dos idealizadores

O evento contará com uma homenagem a Flávio Jatobá, da Agência Um, que foi um dos idealizadores da exposição. Falecido em março, o publicitário atuava como diretor de arte, ilustrador e designer. Conhecido por ser apaixonado por todas as formas de imagem, som e cor – e sempre com os olhos voltados para o que o desafiava – Jatobá foi responsável por dar vida às obras da mostra.

Sobre o local da exposição

O Manaíra Shopping, inaugurado em 1989, é o maior centro de compras da Paraíba e está localizado entre a região central e o litoral norte de João Pessoa – sendo o primeiro empreendimento de Roberto Santiago. Seu horário de funcionamento é de 10h às 22h, de segunda à sábado, e 12h às 22h aos domingos e feriados.

Buscando sempre oferecer o máximo de qualidade e conforto a seus clientes, o shopping de Roberto Santiago dispõe de praça de alimentação com Espaço Gourmet, cinemas, espaço de jogos (Game Station), salão de festas e casa de shows.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *