Sensação de vertigem e enjoo pode ser labirintite

Image result for Sensação de vertigem e enjoo pode ser labirintite

São várias as causas da labirintite que causa desajustes nas profundezas do ouvido e uma sensação de vertigem e enjoo.

 

Alguns dos motivos que causam a labirintite são a restrição de sangue, a falta de postura e outras doenças que prejudicam fluxo de sangue de modo a afetar o labirinto. A diabetes descontrolada e o uso inadequado de medicação que podem irritar a estrutura interna do ouvido, ocasiona a tontura. A enxaqueca também deixa a pessoas mais vulnerável a vertigem rotatória e a sensação de que tudo está rodando.

O tratamento é feito através de remédios que sedam o labirinto sendo a primeira opção de tratamento. Outra opção é colocar sensores na língua do paciente e fazer com que ele mova a cabeça fazendo com que os sensores estimulem novos circuitos cerebrais. Submeter o paciente a uma sequência de posições fazendo com que o labirinto volte ao seu lugar, também é outra opção chamada de Manobra de Epley.

O labirintite também faz com que as pessoas fiquem enjoadas e zonzas quando utilizam alguns meios de transporte que causa uma ausência de sintonia entre visão e labirinto, que podem ser evitadas com algumas recomendações como, fixar o olhar em um único ponto, não ficar muito tempo sem se alimentar, não ingerir álcool, evitar a leitura e mexer no celular e ficam bem longe de cheiros fortes.

O labirinto e o cérebro são conectados por meio de nervos vestibulares e essa região fica inflamada por meio de vírus e micróbios que deixam a cabeça confusa onde surgem os sintomas da labirintite.

O labirinto fica dentro do ouvido interno, e possui o sáculo e utrículo que é uma estrutura onde pequenos cristais que pressionam as células que nos dá noção da posição do corpo em pé ou deitado. Ele funciona através dos canais semicirculares que percebem os movimentos do corpo e da cabeça e a labirintite faz com que esses cristais se soltem pelos canais caindo em lugares errados que fazem com que a densidade desse líquido altere os sinais enviados para o cérebro dando a sensação de tontura e enjoo.

A labirintite normalmente se manifesta entre os 40 a 50 anos de idade devido a alterações metabólicas e os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico que podem levar a alterações das artérias reduzindo a quantidade de circulação de sangue em algumas regiões do cérebro e do labirinto. Alguns fatores aumentam os riscos da labirintite como hipertensão, diabetes e hipoglicemia, assim como também o uso de álcool, tabagismo, café e até mesmo o uso de algumas medicações como anti-inflamatórios e antibióticos.

Os sintomas são bem desconfortantes, como sudorese, náuseas, vômitos, perda de audição e desequilíbrio. No sintoma de vertigem é uma sensação de pisar no vazio, é como se ao redor tudo girasse.

Veja também: Alimentos que causam dor de cabeça

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *