Como prevenir a obesidade?

A obesidade é hoje um dos principais problemas que tem afetado a sociedade mundial como um todo e os números crescentes tem preocupados cada vez mais os médicos.

Por isso a prevenção é necessária para todas as enfermidades, inclusive a obesidade.

Para evitar a obesidade e outros problemas de saúde relacionados com a mesma, é necessário que a pessoa se mantenha ativa, realizando atividades simples no dia-a-dia como usar escadas ao invés de elevadores e escadas rolantes, caminhar para lugares próximos ao invés de usar o carro, descer um ponto antes no ônibus, etc.. Ações simples que quando realizadas diariamente mudam o estilo de vida e a saúde de uma pessoa.

Mas é claro que outras atividades como ir a uma academia, dançar, praticar um esporte auxiliam ainda mais, além de estimular as pessoas, já que estas atividades proporcionam prazer para os praticantes.

Outro item indispensável para levar um estilo de vida saudável e evitar enfermidades é uma boa alimentação, consumindo 2.000 calorias por dia, mesclando alimentos como frutas, legumes, cereais, lácteos e carnes.

Diminuir a ingestão de fast-food, doces e frituras é outro ponto positivo para quem deseja prevenir doenças.

Uma medida efetiva que pode ser aderida é se pesar de tempos em tempos, para controlar o peso. Não é necessário se bitolar nisso e ficar obcecado, mas se pesar de 15 em 15 dias é benéfico, além de um ótimo controle.

Beber água é imprescindível para uma boa alimentação, já que muitas vezes estamos desidratados e confundimos com fome. É recomendado a ingestão de 8 copos de água ao longo do dia. Ela limpa e desintoxica o organismo, além de hidratar a pele.

Realizar um check–up de tempos em tempos (de preferência uma vez por ano) evitam complicações maiores, pois caso alguma doença esteja se desenvolvendo, será descoberta cedo e os profissionais poderão tratá-la mais rapidamente, evitando procedimentos invasivos muitas vezes.

A ansiedade e o estresse são grandes facilitadores da obesidade, pois algumas pessoas descontam na comida quando estão em alguma situação de tensão, por isso é imprescindível comer apenas quando se sente fome, para evitar a obesidade.

Caso note alguma mudança no corpo, um ganho de peso excessivo ou tenha percebido que comete a maioria das ações citadas como ruins, procure um médico, sempre é tempo para revertermos o quadro de saúde e evitarmos complicações maiores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *