Alguns dos principais parques nacionais brasileiros para visitar

Resultado de imagem para Parque Nacional do Iguaçu

No Brasil são encontrados cerca de mais de setenta parques nacionais, que são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

A finalidade desses parques, é a conservação de ecossistemas naturais de grande importância para a ecologia. São regiões de estudo científico, turismo ecológico e para a evolução da educação ambiental, sendo que vários deles podem ser conhecidos pelo público.

Alguns desses parques nacionais são:

Monte Roraima, Roraima – Está localizado entre as fronteiras do Brasil, Venezuela e Guiana, sendo que ele protege uma parte da região amazônica, no extremo norte do país, e o Monte Roraima é o principal ponto turístico do parque.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco – Esse parque desde 2011, foi reconhecido e tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. Os visitantes podem nadar junto com golfinhos, visitar sítios arqueológicos e praticar mergulho no fundo do mar.

Serra do Divisor, Acre – Este parque nacional fica na fronteira com o Peru, e foi criado devido à pressão estrangeira para a proteção da região amazônica.

Serra da Cotia, Rondônia – Esse parque é muito importante para a proteção da região amazônica, já que existe uma grande ameaça de desmatamento nessa região. O turismo não é muito divulgado no local.

Parque Nacional do Iguaçu – Desde 2011, as  Cataratas do Iguaçu  foram escolhidas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, sendo que o parque é Patrimônio Natural da Humanidade. A cidade de Foz do Iguaçu recebe milhares de visitantes todos os anos, que vão admirar as incríveis Cataratas.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT – Possui diversas cachoeiras que podem ser visitadas, como o Mirante do Véu de Noiva, e tomar banho em até seis cachoeiras, no Circuito das Cachoeiras.

Serra da Mantiqueira, Resende e Itatiaia, RJ – É nela que está localizado o Pico das Agulhas Negras, que é um dos pontos mais altos do país. A conhecida cachoeira Véu da Noiva, também pode ser encontrada nesse local, e um banho no Lago Azul, que é uma piscina natural, pode ser tomado pelo visitante, com uma água em torno de 12°.

Chapada Diamantina, BA – É um local que podemos encontrar diversas cachoeiras, grutas e trilhas. É considerado o destino principal do turismo, para aqueles que desejam um passeio cheio de aventuras. A conhecida Cachoeira da Fumaça, que possui 380 metros de queda d’água, também pode ser visitada.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *