Curiosidades sobre Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Banco Bradesco

Luiz Carlos Trabuco Cappi, atual presidente do Banco Bradesco, hoje tem 65 anos de idade – nasceu no dia 6 de outubro de 1951 – e é natural de um município situado na região Centro-Oeste paulista chamado Marília.  Ele formou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FLCH–USP) e também fez uma pós-graduação em Sócio psicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O executivo já foi eleito o Empreendedor do Ano nas Finanças, em 2015, pela ISTOÉ Dinheiro – uma revista brasileira de economia e negócios publicada pela Editora Três. Também já recebeu o troféu Personalidade de Seguros do Ano, em duas ocasiões – uma em 2003, logo que assumiu o comando como presidente do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência; e a outra em 2007, por conta de seus quatro anos da gestão no comando da seguradora da instituição financeira.

Alguns anos antes, em 2009, Luiz Carlos Trabuco Cappi já havia marcado presença na lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil, publicada pela revista Época. Na ocasião, a responsável pela escolha dos participantes foi redação da revista, mas esta contou também com a ajuda de milhares de leitores e de especialistas de diversas áreas. Os integrantes foram selecionados por se sobressaíram em alguns quesitos, como poder, talento, realizações e exemplo moral. O executivo integrou a categoria “Empreendedores & Pioneiros”.

Luiz Carlos Trabuco Cappi já foi até cogitado para assumir o Ministério da Fazenda. O convite foi feito em 2015 pela então presidente do Brasil Dilma Rousseff, no entanto, o executivo não aceitou.

Foi em 1969 que Trabuco – ainda muito jovem, com apenas 18 anos de idade –  passou a fazer parte da equipe do Banco Bradesco. Ele começou na empresa como escriturário e transitou por todos os escalões de hierarquia – como nas áreas da previdência privada e do marketing, por exemplo. Quando estava somando longos 30 anos de casa, em 1999, Luiz Carlos Trabuco Cappi foi promovido a vice-presidente da empresa bancária. Dez anos depois, em 2009, assumiu o comando do Banco fundado por Amador Aguiar.

O executivo é apenas o quarto a ocupar a cadeira da presidência do Bradesco – ele entrou para substituir Márcio Cypriano. Além de Cypriano e Trabuco, Amador Aguiar e o seu sucessor Lázaro Brandão foram os outros presidentes.

Mas não foi a primeira vez que Luiz Carlos Trabuco Cappi foi cotado para o cargo mais alto da instituição financeira. Ele já havia sido cogitado na ocasião em que Cypriano assumiu, mas, por ter, na época, apenas 47 anos e ser considerado muito jovem para ocupar a cadeira do presidente, acabou caindo fora da disputa.

Com seis anos de presidência no Banco Bradesco, o executivo consolidou um dos lances mais ousados à frente da companhia bancária – comprou a filial brasileira do HSBC por US$ 5,2 bilhões, no maior negócio no Brasil em 2015. Com isso, manteve o banco na briga pelas primeiras colocações no ranking de ativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *