A prática de observar pássaros está aumentando no Brasil e no mundo

Uma atividade criada na Inglaterra, no início do século 20, e que aqui no Brasil é conhecida como “observação de pássaros”, e em inglês o termo é birdwatching, vem ganhando cada vez mais adeptos pelo país. Antes era mais um atrativo juntamente com os passeios em praias, parques e cachoeiras. Atualmente já existem roteiros exclusivamente relacionados com a observação de aves. O Brasil apresenta mais de cinquenta regiões, onde essa prática do ecoturismo é feita tanto por turistas nacionais, quanto por estrangeiros.

Por todo o Brasil, são encontradas cerca de 1.900 espécies, sendo que algumas dessas aves, só podem ser encontradas em território brasileiro.

Vininha Carvalho, que é editora da Revista Ecotour News, aconselha que para fazer essa observação das aves, é preciso caminhar devagar, prevenir movimentos bruscos, fazer silêncio, vestir roupas de cores neutras, tomar uma distância adequada para que as aves não se sintam ameaçadas. Ela aconselhou também, que é necessário que os observadores estejam acompanhados por guias de aves e também não esquecerem de levar um binóculo.

O Brasil não apresenta dados sobre quantos guias são especializados nesse setor específico, mas algumas reservas do país, como a de Ubajara (CE) e a de Sooretama (ES), possuem profissionais especializados para ajudar os visitantes.

Na Bahia, a  Chapada Diamantina  possui mais de quatrocentas espécies de aves, sendo encontradas na Mata Atlântica, na Caatinga e no Cerrado. A Casa da Geleia, na cidade de Lençóis, é um ponto de observação há vinte anos e possibilita a observação de espécies como sabiás, tibirros rupestres, marias-pretas e cardeais.

Outro local que oferece algumas regiões de observação é a Colômbia, com uma grande quantidade de espécies e várias rotas que os visitantes podem escolher, como a Endemics Bonanza que envolve toda a costa do Caribe colombiano, e apresenta passeios para a Reserva El Dorado, Los Flamencos e o Via Parque. Outra rota é a Magdalena Birding Extravaganza, que está localizada na área central da Colômbia, além de parques e reservas florestais.

Essa prática de observação de pássaros, é extremamente importante para que as pessoas comecem a ter uma maior consciência ecológica do planeta, sendo que vários complexos turísticos começaram a estabelecer incentivos, no sentido de aumentar ainda mais o número de turistas, que estão procurando pela observação de pássaros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *