Universidades privadas aceitam nota do Enem abaixo da exigida em Prouni e Fies

Atualmente, existem uma gama enorme de universidades privadas que aceitam a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, como pontuação para o vestibular. Isso porque o programa tem sido utilizado cada vez mais pela população. No entanto, para isso existe uma nota de corte que é exigida na hora de utilizar a nota do Enem como pontuação do vestibular.

Mas essa nota de corte não tem sido respeitada pelas instituições de ensino superiores privadas, que segundo o MEC – Ministério da Educação, prevê que as notas de corte façam parte dos programas: Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, ou o Prouni – Programa Universidade Para Todos.

Os programas do governo exigem no mínimo uma nota de 450 pontos para o aluno poder realizar a inscrição no Fies e no Prouni. Mas algumas instituições de educação exigem uma nota menor para o candidato utilizar como pontuação no vestibular. Dentre as universidades, é possível encontrar algumas que aceitam 300 pontos e até mesmo 280.2 pontos da nota alcançada pelo Enem.

Mesmo com essa diferença entre as notas de corte, o MEC garante que não há nenhum problema quanto aos requisitos exigidos pela instituição na hora de admitir um novo aluno. Sendo assim, elas têm total liberdade para exigir a nota que quiserem no vestibular.

Sólon Caldas, que é diretor executivo da Abmes, disse: “Não tem uma regra geral, como é o caso do Prouni e do Fies. Cada instituição tem a prerrogativa de determinar quais critérios vai utilizar na seleção”.

Dentre as universidades que exigem o mínimo de 300 pontos no Enem, estão: Anhembi Morumbi, Estácio de Sá, Cruzeiro do Sul, FMU, entre outras. Já no Centro Universitário São Camilo, não há exigência de nota mínima, no entanto, o candidato não pode ter zerado na redação.

A instituição explicou sobre a sua forma de admitir os alunos: ” No processo seletivo, a São Camilo trabalha com nota de 0 a 100, já o ENEM trabalha com nota de 0 a 1.000. Desta forma, os candidatos devem utilizar a fórmula descrita por nossa instituição para transformar sua nota do ENEM em nota da São Camilo. Isto é necessário para que haja equivalência entre ENEM e São Camilo”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *