Uma pesquisa revela que o sabor do uísque fica melhor quando misturado com água

Image result for UISQUE COM AGUA

Nem todas as pessoas têm as mesmas preferências, cada um possui um gosto diferente do outro. No caso do uísque alguns bebem puro, outros preferem misturar um pouco de água, e há também determinadas pessoas que gostam de acrescentar algumas pedras de gelo. A melhor maneira para apreciar um bom  uísque,  vai depender do gosto individual de cada um.

Segundo um estudo científico feito recentemente, o uísque acaba tendo o seu sabor realçado, contraditoriamente, quando ele é misturado com água.

Pesquisadores da Universidade de Linnaeus, na Suécia, os químicos Bjorn Karlsson e Ran Friedman, chegaram a essa conclusão depois de idealizarem um modelo no computador, que possibilitou estudar as ações entre o composto orgânico guaiacol, que vem dos barris de carvalho onde o uísque é colocado para o seu envelhecimento, e que concede à bebida o seu gosto exclusivo, a água e o álcool.

Eles concluíram que se o licor ficar com um teor de álcool igual ou com mais de 40%, o guaiacol deixa as suas moléculas no líquido.

Mas se esse teor de álcool cair para 25%, as moléculas do

guaiacol vão para a superfície do líquido, juntamente com o aroma e o sabor do uísque.

Misturar de 45% para 27% o álcool no uísque, o estudo concluiu que aumenta a quantidade de guaiacol na superfície, chegando em mais de um terço.

A pergunta que se faz é por que os produtores de uísque, não engarrafam a bebida com a mistura ideal de álcool? Mas na opinião dos químicos, isso acontece porque os produtores desejam evitar que os elementos que são misturados e que dão sabor ao uísque, possam correr o risco de escapar pela extremidade da garrafa, e sejam eliminados quando esta for aberta.

Sem contar que fazer a mistura com a água é bem fácil, e cada pessoa acaba adicionando a quantidade que gosta mais.

Determinadas pessoas gostam mais de colocar gelo, para que o uísque fique mais suave. Essa é a explicação de que não existe uma resposta genética, sobre a quantidade necessária para adicionar no uísque para que ele fique melhor, observou Karlsson.

Esses pesquisadores admitem que não estão muito acostumados a tomar essa bebida, e que vão fazer estudos para descobrir como outras drogas, que tem uma mistura de moléculas parecidas, como no caso de remédios para tosse, agem dentro do organismo humano.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *