Amostra de DNA encontrada na Antártida indica vida em lugar impensável

Resultado de imagem para Amostra de DNA encontrada na Antártida

Existem algumas plantas e animais vivem em cavernas subterrâneas e são aquecidas por vulcões junto de uma densa camada de gelo que cobre todo o continente antártico.

Uma equipe internacional de cientistas sugeriu a investigação de um sistema intenso de grutas subterrâneas ao redor do Mundo e o Erebus, é o vulcão mais ativo da Ilha de Ross na Antártida.

Foram recolhidas amostras de solo nas cavernas que mostraram traços de algas, musgos e animais pequenos. De acordo com a coautora do estudo e pesquisadora da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em Canberra, Ceridwen Fraser, as amostras em sua maioria são parecidas com animais e plantas de outros locais da Antártida. Porém algumas sequências não puderam ser identificadas e uma investigação posterior, que poderia revelar espécies desconhecidas. “Dentro das cavernas a temperatura pode chegar a 25° C, e uma simples camistea pode te fazer sentir desconforto”, explica a pesquisadora. “Proximo da entrada há luz. Em algumas cavernas, a luz é filtrada por uma fina camada de gelo”, completa.

As amostras são evidências de que pode haver plantas e animais vivos dentro da caverna de acordo com Fraser.“Mas nós não os vimos e, então não temos certeza, tudo indica que pode existir comunidades inteiras de plantas e animais que desconhecemos, vivendo no gelo”, disse.

Pesquisas anteriores descobriram que diversas bactérias e fungos viveram nas cavernas da Atlântida, segundo o pesquisador e coautor Craig Cary, da Universidade de Waikato na Nova Zelândia.“As novas descobertas mostram que também pode haver plantas e animais mais complexos”.

Agora eles pretendem confirmar se eles estão ou não nas cavernas.“Os próximos passos serão verificar cada detalhe das cavernas na busca por organismos vivos, se eles existirem, abre-se a porta para um mundo novo e emocionante”, relatou a também coautora do estudo Laurie Connell, da Universidade de Maine.

A Antártida possui dezenas de vulcões e muitas encontram cobertos de gelo que cobre o continente, o que significa que sistemas de cavernas subglaciais são mais comuns do que se podem imaginar.