Detran de Sergipe estima implantar CNH digital em fevereiro de 2018

Resultado de imagem para cnh digital

O Detran/Sergipe anunciou recentemente que a CNH-e – Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, estará disponível para todos os moradores do estado a partir do dia 1º de fevereiro do ano que vem. O órgão informou que a data foi estabelecida pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito.

Antes do novo tipo de CNH poder ser usado pelos motoristas, o Detran informou que um teste do serviço está sendo realizado em outro estado brasileiro para que dados sejam coletados em relação ao dispositivo. Além disso, o Detran disse que as orientações relacionadas a disponibilização deste serviço bem como o valor atribuído a ele só serão formuladas a partir do fim deste teste.

Em Sergipe, a CNH impressa e a CNH digital terão o mesmo valor jurídico garantido pelas leis de trânsito nacional e do estado, segundo informações cedidas pelo Ministério as Cidades. Portanto, o serviço poderá ser usado pelos motoristas de Sergipe como um facilitador, mas não como obrigação.

A versão digital da CNH poderá ser acessada pelo motorista a partir de um aplicativo instalado em seu smartphone. O novo modelo emitido da CNH terá a tecnologia do QRCode para garantir a autenticidade do documento. A CNH digital já começou a ser emitida desde o mês de maio deste ano.

Depois que o motorista realiza o download do aplicativo, ele precisa apenas escolher entre adquirir o certificado digital do documento, que pode ser realizado pela internet, ou ainda realizar o cadastro em uma base de dados do Detran. Outro fator fundamental para o motorista que quiser ter a versão digital do documento é se cadastrar no Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

Após realizar todos os cadastros necessários, os motoristas só terão que logar no aplicativo de celular e usar sua CNH-e totalmente digital e fácil de ter em mãos. A facilidade será tanta que o usuário nem ao menos precisará de internet para ter acesso ao documento, pois se tivesse que acessar a internet haveria a possibilidade de o usuário ficar sem internet e consequentemente sem o documento. Neste caso, o usuário só precisa acessar o aplicativo com uma senha cadastrada por ele mesmo de quatro dígitos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *