Algumas das regiões com as temperaturas mais frias do planeta

Existem lugares no mundo em que o frio pode ser extremo, trazendo muitas dificuldades para a vida humana, além da vida vegetal e animal. Alguns dos lugares onde essas temperaturas podem ficar extremamente baixas, durante vários meses do ano são:

Ulan Bator, Mongólia – Esse país apesar de possuir uma grande extensão, tem somente uma população de três milhões de habitantes e a menor densidade populacional do mundo, já que esse país é quatro vezes maior do que o estado de São Paulo. A cidade de Ulan Bator é a sua capital e apresenta uma das mais baixas temperaturas encontradas no planeta. No inverno as temperaturas ficam por volta dos quinze graus negativos e no verão, as temperaturas não passam dos 22°C.

Monte Mc Kinley, Estados Unidos – Esse é o ponto mais alto da América do Norte e é um dos picos mais gelados do mundo. Ele está localizado em uma região central do Alasca e possui 6.194 metros de altura, sendo que as suas temperaturas ficam em torno de 40 graus negativos, tornando a sua escalada uma das mais difíceis do planeta. Esse monte também é  conhecido como Denali,  e no seu Parque Nacional existem rios, lagos e inesquecíveis paisagens que podem ser visitadas e apreciadas, por aqueles que não querem se aventurar em uma escalada no monte.

Oymyakon, Rússia – Esse povoado está localizado a 350 km do Círculo Polar Ártico, em uma região distante da Sibéria. Seus termômetros já chegaram a marcar -71,2°C em 1926, sendo essa a temperatura mais baixa que ocorreu no Hemisfério Norte. Para chegar nessa região é preciso enfrentar diversas dificuldades, como temperaturas médias de 50 graus negativos, que além de congelarem a gasolina dos veículos, fazem com que a região seja deserta. A distância e as estradas em péssimas condições, somente atraem as pessoas mais corajosas.

Estacion Vostok, Antártica – Localizada próxima do Pólo Sul e a cerca de 3.500 metros de altitude, essa estação russa para pesquisas, conta com temperaturas extremamente frias, ficando em média com 56 graus negativos. Mas a temperatura mais baixa registrada nesse local, ocorreu em 1983, quando os termômetros marcaram -89,2°C. Próximo dessa estação está o lago Vostok, que é um dos maiores do mundo e que fica coberto por quilômetros de gelo.

Snag, Canadá – Essa pequena vila fica no oeste do Canadá, e marcou uma das menores temperaturas da América do Norte em 1947, quando os termômetros registraram -63°C. Apenas poucas dezenas de pessoas vivem nessa vila e precisam enfrentar um clima extremamente rigoroso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *