Tubarões estão levando a pior e viraram comida de jacarés no litoral americano

James Nifong, biólogo da Universidade do Kansas, descobriu que uma espécie de jacarés que são encontrados somente na região sudeste americana, os alligators, estão comendo tubarões com uma certa regularidade na costa do Atlântico, e também na região costeira do golfo do México.

O biólogo disse através de um comunicado, que nos estudos que resultaram nesse artigo científico, eles constataram que esse tipo de jacaré está se alimentando de quatro diferentes espécies de tubarões, e de uma outra espécie de raia.

Os pesquisadores haviam encontrado apenas alguns casos de jacarés comendo tubarões, em uma ilha situada no litoral da Geórgia. Mas depois eles observaram que isto está ocorrendo em outros locais dentro do território americano.

Em tese os dois animais não poderiam estar tendo esses atritos, e teriam que estar cada um respeitando as suas próprias cadeias alimentares, sendo que os jacarés vivem somente em água doce e os tubarões vivem em água salgada.

Mas essas duas espécies se encontrando em estuários, que são lugares aquáticos onde existem o encontro dos mares e dos rios. Existem formações de águas apresentado maiores ou menores índices de sal, o que está possibilitando as duas espécies de coexistirem nessa região.

Mas é justamente nesses locais que as fêmeas de algumas espécies de tubarão criam seus filhotes, que está se tornando a felicidade dos alligators.

James Nifong explicou que a regularidade que esses animais comem uns aos outros, dependem da envergadura de cada um deles. O biólogo colocou GPS nos jacarés e coletou amostras dos estômagos desses animais, para conseguir dessa forma verificar o que esses animais estão ingerindo.

Quando um alligator sente que um pequeno tubarão está passando e ele pressente que pode derrotá-lo, ele acaba se tornando o seu predador. Mas os pesquisadores conhecem alguns casos mais antigos, que contavam que eram os tubarões que estavam comendo os jacarés menores.

Existem diversas espécies de tubarão e nem todas apresentam uma grande quantidade de dentes e que são perigosos. Mas apesar disso, existem grandes jacarés que dividem espaços com os alligators nos estuários localizados nos Estados Unidos.

Uma dessas espécies é  o tubarão-lixa  ou também conhecido como tubarão-enfermeiro, que pode apresentar até oito metros de comprimento quando chega na fase adulta. Os pesquisadores que se esforçam na conservação dessas espécies, estão apreensivos com esse tipo de predação, que está acontecendo com os filhotes desses animais e está se tornando mais frequente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *