Programa mais médicos tem 8 mil profissionais brasileiros inscritos

O prazo para a escolha do local de atuação para os médicos formados em instituições de ensino superior brasileira e os com diploma avaliados no Brasil, encerrou no dia 12 de dezembro deste ano. No total foram 8.042 médicos que validaram sua inscrição para disputar as 983 vagas em 512 municípios e 1 no Distrito Sanitário Especial Indígena disponibilizados no edital.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressalta que esse é um compromisso no fortalecimento dos brasileiros Mais Médicos. As reposições garantem a continuidade do atendimento que chega a 63 milhões de brasileiros.

Os inscritos que optaram por um município tiveram os resultados da alocação publicados no dia 15 de dezembro, como era previsto no cronograma disponibilizado no site Mais Médicos. A previsão de início das atividades dos profissionais é no dia 8 de janeiro de 2018.

A reposição e substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde por profissionais brasileiros vem sendo realizada através de editais do Ministério da Saúde. Também será realizada a reposição de vagas oriundas de desistência e encerramento de contrato e o ministro diz que a participação dos médicos brasileiros no programa é um compromisso de sua gestão.

O prazo para a indicação do número de vagas disponíveis pelos municípios encerrou no dia 1 de dezembro. A região Nordeste ficou com 341 oportunidades, das 983 que eram ofertadas. Em seguida a região Sudeste com 253, o Sul com 167, o Norte com 125 e o Centro-Oeste com 97 vagas.

O período de validação dos médicos pelo gestor municipal do Sistema de Gerenciamento de Programas está previsto para os dias 3 a 5 de janeiro.

Os avanços da atual administração no programa Mais Médicos foram significativos, entre elas a renovação do programa por mais 3 anos, além do reajuste dos valores da bolsa anualmente aos participantes com acréscimo de 10% dos auxílios moradia e alimentação dos que são alocados em zonas indígenas que passou de R$ 2.500,00 para R$ 2.750,00.

O Programa Mais Médicos criado em 2013 teve uma ampliação da assistência na Atenção Básica deixando os médicos fixos nas regiões carentes de profissionais. O programa possui 18.240 vagas distribuídas em 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Indígenas atende em torno de 63 milhões de brasileiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *