Esforço é essencial para se manter saudável na velhice

Todos querem manter a vitalidade e o bem-estar por toda a vida, no entanto, não é isso o que muitos idosos conseguem. Ter uma vida saudável na velhice é uma aspiração que muitas pessoas têm mas que nem sempre buscam.

A expectativa de vida aumentou e juntamente com os anos vêm as doenças crônicas e os problemas de saúde em geral. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), serão 19 milhões de pessoas que chegarão aos 80 anos ou mais até o ano de 2060. A expectativa de vida atualmente do brasileiro é de 75 anos. Segundo o IBGE, nas próximas décadas haverá um crescimento rápido maior que a média mundial do número de idosos.

No mundo todo o aumento será significativo, se considerado o ritmo atual, até o ano de 2050, o número de idosos com 65 anos ou mais crescerá três vezes totalizando 1,5 bilhão.

Algumas pessoas não se deixam vencer pela idade, Irene Obera, é uma dessas pessoas, com 84 anos ela não permite que a idade seja uma barreira para que ela tenha uma boa saúde. Em sua vida ela usa a filosofia de nunca desistir, nunca se dar por vencida porque quer ser uma vitoriosa. Com essa motivação ela é a mulher mais rápida no mundo de sua idade.

Para vencer, de acordo com Obera é preciso esforço, persistência e determinação. Juntamente com o seu treinador, ela treina de três a quatro vezes por semana em São Francisco, na Chatbot College.

Além dos treinamentos rotineiros, as sessões de tênis, musculação e boliche fazem parte de seus horários.

Não se deixar levar pelo envelhecimento é uma das motivações de Irene, que mantém uma postura positiva trabalhando como voluntária no bairro onde mora. Com uma vida social ativa ela sempre interage com as pessoas que conhece através dos seus esportes.

Um dos requisitos fundamentais para atravessar os anos bem é exercitar o corpo e a mente. É possível prevenir a demência e as dores crônicas com a contínua prática de atividades intelectuais como leitura e fazendo cursos, sem deixar de lado os exercícios físicos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *