Maior prédio do planeta com jardim vertical fica na América do Sul

 

O edifício que possui o maior jardim vertical do planeta fica na Colômbia, em sua capital Bogotá. Ele foi construído no bairro de Rosales e é um edifício residencial, com cerca de 115 mil plantas e que ocupam uma área em torno de 3000 m² da fachada do prédio Santalaia. A construção foi realizada pela construtora Groncol, que contou com a colaboração do botânico e biólogo, Ignacio Solano.

O objetivo da construção de um prédio como esse, visa minimizar as consequências das edificações próximas e modificar os locais em volta, reduzindo os impactos gerados pelas altas taxas de poluição, que estão sendo encontradas em todas as grandes cidades do planeta, e Bogotá não é uma exceção.

Um edifício com um  jardim vertical  que apresenta esse tamanho, pode gerar oxigênio para abastecer mais de 3.000 pessoas anualmente, processar quase oitocentos quilos de metais pesados, deter mais de quatrocentos quilos de poeira e purificar cerca de duas mil toneladas de gases prejudiciais à saúde, segundo informações fornecidas pelos idealizadores do projeto.

A responsabilidade por determinar quais seriam as plantas mais acertadas para fazerem parte desse projeto, foi de Solano e dos seus assistentes. Eles analisaram plantas de florestas tropicais que eles visitaram localizadas no Pacífico, coletando amostras de cinco espécies diferenciadas. Os pesquisadores cultivaram todas essas amostras dentro de laboratórios, até chegar o momento em que elas foram transportadas para o prédio e adicionadas em toda a sua fachada, formando o maior jardim tropical do mundo.

Para que o jardim tropical seja preservado com todo o ecossistema funcionando e ficar sempre verdejante, o prédio apresenta um método de irrigação que ajusta o volume de água, seguindo a quantidade de umidade do ar e os índices de radiação solar, além de reaproveitar a água que foi utilizada nos apartamentos do prédio.

O plano levou cerca de dezesseis meses para ser finalizado e além da fachada, o projeto também apresenta um jardim na cobertura do prédio. Todas as famílias que moram no edifício podem aproveitar os benefícios trazidos pelo jardim vertical, e os moradores dos prédios em volta também ganharam uma melhor qualidade de vida e uma paisagem mais verde.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *